Você acabou de fazer sua prova prática no DETRAN e passou! está super feliz e logo sua carteira estará nas suas mãos realizando um dos grandes sonhos da sua vida.

Mas assim que o documento chega, você se vê com algumas dúvidas do que cada parte desse novo documento representa ou significa, Vários números, vários códigos e muitas dúvidas, e é aí que entra esse post.

Hoje demonstraremos tudo que é preciso saber sobre sua carteira e principalmente iremos mostrar onde fica a maior dúvida de muita gente.

Onde fica o número da cnh

Onde fica o número da cnh?

Tanto na CNH permanente, quanto na PPD, existem numerações desses documentos que são extremamente importantes para o condutor ter noção do que significam e para que servem. Antes vamos precisar entender melhor algumas partes específicas da carteira e quais órgãos e siglas você precisará estar familiarizado.

Renach: o que significa?

Você já ouviu falar do RENACH certo? A sigla significa registro nacional de condutores habilitados, e é um dos números que constam em sua carteira dos quais você precisa saber mais informações

Através deste número é que se pode fazer a consulta da carteira do condutor como o processo da habilitação do mesmo, esclarecimentos sobre infrações, quando sua habilitação vence e precisa ser renovada, suas pontuações, os exames que passou para o processo da CNH, local onde reside, mudanças e tudo o que for pertinente à habilitação.

O RENACH é considerado a numeração de maior importância, pelos órgãos e autoridades, para o condutor, Logo, mesmo que Algo aconteça com seu documento físico e seja necessário solicitar uma 2ª via dele, ou precise renovar sua habilitação, esse número irá continuar exatamente igual sempre foi.

A sua carteira agora é uma documentação indispensável para você como motorista pois ela é aceita por todo o país. no meio de tantas numerações e códigos em sua carteira, acaba ficando comum cometer erros e acabar se confundindo com esses números e para o que cada um significa, vamos dar sequência a nossa varredura e explicação de cada um desses números.

Para desvendar cada uma de suas dúvidas? Vamos começar por elas, e ver as dúvidas mais comuns sobre seu novo documento para que possamos responder uma por uma:

  • O que seria afinal CNH?;
  • O que significam as letras da CNH?;
  • Quais as principais diferenças entre a CNH e a PPD?;
  • O que é a CNH na cédula de identidade?;
  • Qual é meu número na carteira de condutor?;
  • Como consigo a numeração da carteira online?;
  • O que é a numeração de espelho na CNH?;
  • Onde vejo o código da CNH no documento?;

Lembrando que essas são as principais dúvidas, com certeza você pode acabar tendo outras, mas tenho certeza que ao final desse post, suas dúvidas serão esclarecidas.

O que seria afinal CNH?

Possivelmente, você conhece, ou já viu, a famosa sigla CNH, certo? Mas o que exatamente ela significa? Se você prestou atenção no texto até aqui, vamos explicar novamente: CNH significa Carteira Nacional de Habilitação, esse é o documento essencial para o motorista conduzir qualquer veículo em nosso vasto território nacional.

Sendo possível comprar cnh quente original online para pessoas que procuram facilidade no dia a dia.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), para que você possa obter sua CNH no Brasil, você precisará preencher alguns requisitos mínimos, que são:

  • Ser alfabetizado: ter boa leitura e uma boa escrita;
  • Ser maior de idade: ser maior de 18 anos;
  • Ter uma carteira de identificação ou qualquer outra documentação correspondente;
  • Ter Passado pelos testes do procedimento de habilitação: exame psicotécnico, exame físico, teste teórico e teste prático;

O documento de habilitação atual, tem as seguintes informações, tais como: foto do condutor, CPF, RG e mais algumas informações do motorista, em razão disso, também poderá ser usada no Brasil como um documento para identificação como qualquer outro.

Sua habilitação possui também uma data de validade, em concordância com a lei 14.071/20, vigente desde o início de 2021, esse prazo é de 10 anos a partir da aprovação do teste prático, isso para condutores que tenham de 10 anos a 50 anos de idade, para condutores acima de 50 anos, esse prazo é um pouco menor, 5 anos para condutores de 51 a 70 anos e 3 anos para motoristas acima de 71 anos.

Aliás, algumas regras existem para que sua habilitação se mantenha nos conformes e você permanecer com seus direitos como condutor. Entre todas as regras, as fundamentais
São: Não receber multas auto suspensivas e se manter dentro do limite de pontuação da sua carteira.

O que significam as letras da CNH?

Embora você ainda não possua sua CNH, você já pode ter visto que há um código com letras para fazer a diferenciação de todas as categorias de habilitação.
Mas quais são esses códigos e o que significam cada um deles? Bom, cada letra serve de identificação para uma determinada categoria de habilitação, quer dizer, qual espécie de veículo determinado motorista estará capacitado para conduzir.

Isto se deve ao fato de que cada uma das categorias de habilitação compreende uma determinada espécie de formação/curso de condução que diferem entre si, e cada formação visa treinar, especificamente, diferentes habilidades para dirigir um determinado tipo de veículo em particular.

Um exemplo disto é analisar carros e motos, que são veículos diferentes entre si, e os dois
são bem diferentes de dirigir se comparados a um ônibus ou um caminhão, mas quais são as categorias e quais veículos cada categoria poderá conduzir?

A CNH possui as seguintes categorias:

  • Categoria A: Veículos motorizados com duas ou três rodas, possuindo ou não um carro lateral e que tenha mais de 50 cavalos de cilindrada;
  • Categoria B: Veículos motorizados de 4 rodas, que tenha peso bruto total de até 3,5 toneladas com capacidade de carregar até 8 passageiros, sem contar com o motorista, nesta categoria também é possível levar reboques ou semirreboques, contanto que não ultrapassem a lotação ou o peso total máximo;
  • Categoria C: Os condutores habilitados nesta categoria poderão conduzir os mesmos automóveis listados na categoria B, e também poderão conduzir veículos de carga que excedam o limite de 3,5 toneladas de peso bruto, tais como, caminhão, trator, máquina agrícola e movimentações de cargas;
  • Categoria D: Nesta categoria, o motorista pode conduzir veículos para transportar passageiros excedendo o limite de 8 passageiros, nesta categoria entram: vans, micro-ônibus, ônibus, e os veículos das categorias B e C;
  • Categoria E: O Motorista com esta categoria poderá conduzir todo tipo de veículos incluídos nas categorias B, C e D. Além deles, poderá também dirigir veículos com carrocerias acopladas que excedem 6 toneladas de carga, tais como caminhões, carretas, reboques e semi reboques com articulação.

Vale ressaltar que existem condutores com habilitações que possuem mais de uma categoria, tais como AB ou BD, significando que o condutor fez dois processos que possibilitaram a ele conduzir veículos de ambas as categorias distintas.

Quais as principais diferenças entre a CNH e a PPD?

Após ter passado por todo o procedimento para viabilizar sua habilitação, você receberá uma permissão provisória para poder dirigir, essa permissão é a PPD (Permissão Provisória para Dirigir). Essa permissão tem validade de 12 meses, que serve justamente como um teste para os condutores que acabaram de tirar suas habilitações, Você precisará passar por essa última “prova” antes de receber sua CNH efetiva, caso você não se saia tão bem, terá que passar por todo o processo novamente.

Para que você possa “passar” nessa última etapa de testes, você não poderá:

  • Receber multas e ultrapassar 20 pontos;
  • Ser reincidente de infração média;
  • Ter uma multa grave ou gravíssima.

Leia mais sobre artigos sobre “as principais diferenças entre a CNH e a PPD

O que é a CNH na cédula de identidade?

A Nova Cédula de identificação, agora contém novos dados adicionais, entre tais dados está a numeração da sua habilitação, mas apesar disso, o seu novo RG não substituirá o porte de sua carteira de habilitação.

Uma boa maneira de não esquecer seu documento, e estar sempre com ele à mão, é a CNH digital. Com ela, mesmo se você acabar se esquecendo da carteira física, você não correrá o risco de ser multado ou a apreensão do veículo, somente porque o documento ficou na sua casa, em cima da mesa ou no bolso da sua outra calça, e por aí vai.

Qual é meu número na carteira de motorista?

Já conseguimos ver que na sua carteira existem vários números e códigos, e cada um deles tem sua serventia e significado. Logo, vamos ver quais são esses números e oque significam.

O principal número da sua carteira se encontra no documento como “Nº de registro” na cor vermelha, bem embaixo da fotografia do condutor, essa numeração está na carteira exatamente para servir de identificação do próprio documento, o que significa que, em caso de perda ou roubo, emissão de 2ª via ou renovação do seu documento, essa numeração, que serve apenas para alguns tipos de consultas, irá mudar.

Quase todos os condutores confundem essa numeração de registro com a numeração do RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados), e é desse número que iremos falar agora, o Número do RENACH.

O número do RENACH é justamente a numeração atrelada ao histórico completo do condutor, desde o início do processo da CNH até sua última autuação, passando pelos pontos, e mais uma série de informações que veremos mais para frente.

Os órgãos regulatórios, bem como as autoridades responsáveis pelo trânsito como um todo, consideram essa numeração como sendo o mais importante da carteira de habilitação.

Isto se deve ao fato de que todas as informações necessárias sobre o condutor constarão ao pesquisar essa numeração, tais como infrações, pontuações, vencimentos, exames realizados, mudanças de endereço e etc.

O número do RENACH é diferente da numeração de registro pelo fato de ser intransferível e inalterável, ou seja, mesmo que se perca o documento físico ou tenha que tirar uma nova via, renovação ou até precise tirar uma nova habilitação. a numeração de RENACH permanece a mesma.